A associação se formou por interesse de um grupo de pais e alunos interessados em ver seus familiares participarem de eventos organizados pela a Federação e Confederação. Isto porque todos aqueles que eventualmente estivessem escritos em competições a nível distrital e nacional teriam que estar em dia com suas obrigações pecuniárias.
Foi inspirada nos anseios de todos os seus filiados participarem, de eventos realizados pela Federação e Confederação.Seu Objetivo e atender a todos os seus filiados independente de classe e formação social no ensino e aprendizagem da capoeira e todos os seus aspectos sociais e culturais.
Seus fundadores formam: Mestre Paulão, Mestre Veinho, Mestre Bida, Contramestre Lambão, formado Zudhi, Professor Ricardo do Bomfim, Graduada Shirley, Graduada Ineide. As participações destas pessoas foram de suma importância para os grandes desenvolvimentos das atividades por elas desenvolvidas, e até mesmo para a constituição da mesma, perante aos órgãos públicos. Método de capoeira ensinado na associação é o de Mestre Bimba (Capoeira Regional Baiana), Nós não nos esquecemos de passar para os alunos a origem da capoeira, os seus mestres e também a capoeira angola, buscando conhecimentos teóricos e práticos nos conservadores da capoeira angola.